Conduzir o destino

Escrito em: 2020-06-05

postImage

É um daqueles filmes destinados a ingressarem nas prateleiras dos “de culto”, restritos a uma plateia de cinéfilos inveterados, a quem nada pode ou deve escapar, muito menos este excesso visual e artístico que nos apanhou de surpresa em 2011….

Chuac-Chuac (duck face)

Escrito em: 2019-11-16

postImage

No princípio era uma ideia bonita, uma forma de aproximar pessoas, abrir janelas para a alma do outro, uma ideia no fundo idealista que só podia vir de um adolescente com a ilusão de conquistar o mundo. A ideia pegou…

O abismo interior

Escrito em: 2019-10-28

postImage

Na cena icônica de “Taxi Driver”, Travis olha-se no espelho, olhando também ele próprio através do plano directamente para a audiência, para nós espectadores, e pergunta, ironicamente, se estão a “falar” para ele, numa interpelação que Scorcese faz à plateia,…

Quem foi Jesus Cristo?

Escrito em: 2019-02-06

postImage

Existe o relato da vida de alguém que terá vivido há pouco mais de 2000 anos na Judeia (mais ou menos na actual Palestina e Israel), existem também alguns documentos perdidos no tempo que sugerem que esse alguém poderá corresponder…

Cenários Revisitados

Escrito em: 2018-10-07

postImage

Vivemos a era das frases curtas, do raciocínio sintético e auto explicativo, do “toda a gente sabe‘, das discussões onde ganha quem tem mais gente a concordar, das descargas acéfalas de testosterona nas mesas de café, pessoas que depois de…

Será que ‘Existimos’?

Escrito em: 2018-04-26

postImage

Nunca ninguém viu um electrão. Muito menos alguém alguma vez poderá tirar uma fotografia a um neutrino, por exemplo, para poder mostrar aos amigos. Isso simplesmente nunca será possível. As questões da dualidade precepção/existência há muito que perturbam os físicos,…